domingo, 28 de abril de 2013

ÍCONE E ÍDOLO,QUAL A DIFERENÇA?

ídolo pagão da índia. 
Nós católicos somos acusados de idolatras,acusações estas que muitas vezes nos saimos com raiva nessas situações.Porém, é muito bom esclarecer novamente aos nossos irmãos  que existe uma diferença entre ídolo e ícone,ambas são imagens,mas,totalmente diferentes.
Ídolo - (do grego eidolon e do latim idolu) é uma imagem ou figura que simboliza uma divindade e que se adora.
Ícone - (do grego eikon, onos, pelo latimicone) designa, na Igreja Católica (especialmente na Rússia e Grécia), as imagens tidas como sagradas. Para nós, porém, denota algo ou alguém que pode representar, um elemento representativo, um símbolo. Exemplo: Lutero é o ícone do protestantismo.Um ícone é representado como uma foto de um herói cristão ou parentes queridos.quando levantamos o santo no ambão estamos venerando,prestando memória,elas são figuras representativas como a serpente de bronze que é prefigurativa de Jesus cruscificado,essas são imagens não deuses como as imagens cristãs do catolicismo e da bíblia(Ex:25,18-20),(Num:21,8-9),(1 Reis:6,23-35, e 7,29).Idolos são imagens de deuses  pagãos,  deuses estrangeiros,os pagãos adoravam seus deuses acima do próprio Deus(Ex:34,14),(ex:34,17),como também o bezerro de ouro denominado um deus, e deuses de madeira(Isaias:44,15-17),etc.Padre Quevedo diz:''quando agente beija a fotografia da noiva não estamos beijando o papel,esta manifestando amor ao que o papel representa.''Essa é a falsa acusação:''os católicos adoram as imagens!'' acusação verdadeira:''Os católicos veneram as imagens!''(fazem memória,respeitam,etc).Agora, se alguém acha que Deus proíbe fazer todo  e qualquer tipo de figura,então pegue as suas fotos e junto com elas sua identidade e rasgue.
          
ícone de Nossa senhora
 (obs:Você poderá saber mais sobre adoração e veneração na outra postagem abaixo e também sobre as imagens do catolicismo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

QUEM FUNDOU A SUA IGREJA?


PERGUNTA: São todas as Igrejas cristãs iguais e fundadas por Cristo?
RESPOSTA: Não! Somente uma Igreja foi fundada por Cristo e confiada a Pedro e seu legítimos sucessores ¾ os Papas ( como já foi provado neste livrinho, na base da Bíblia ). Por isso ela, desde os primeiros séculos, foi chamada Igreja Católica ¾ que dizer UNIVERSAL ¾ para todos.
Todas as igrejas ou seitas cristãs têm seu fundador e a data de sua origem. Eis as datas de algumas delas:
Protestantes- Luteranos: Fundados por Martinho Lutero ( 1484 -1546) na Alemanha ¾ sacerdote agostiniano - que depois se casou com uma ex-freira.
Batistas: Por John Smith, clérigo anglicano, na Inglaterra e Holanda, no Século XVII. No Brasil desde 1871.
Presbiterianos: Por John Knox, sacerdote católico, contagiado pela doutrina de Lutero e Calvino, Na Escócia, em 1560.
Congregacionistas: Por Robert Brawne, clérigo anglicano, na Inglaterra em 1600.
Metodistas: Por John Wesley, na Inglaterra, em 1727.
Anglicanos Episcopais: Pelo rei da Inglaterra, Henrique VIII, em 1534, pelo "Ato de supremacia Régia". Obcecado pela paixão, casou-se 8 vezes, mandando executar algumas de suas ex-esposas.
Adventistas: Por Willian Miller ¾ Estados Unidos, em 1831. Agricultor, sem estudos, predisse algumas vezes o fim do mundo, sem efeito!
Testemunhas de Jeová: Por Charles Taze Russel, Estados Unidos, em 1874. No Canadá, em pleno Tribunal jurou conhecer a língua grega. Sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi convencido de perjúrio. Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-se de adultério com duas mulheres, e de maus tratos.
Igreja Apostólica: por Eurico Matos Coutinho, que chama a si mesmo de "bispo". Morava em São Paulo, Brasil.
Pentecostais e Assembléia de Deus: Por pastores de cerca de 100 congregações diferentes do Estados Unidos em 1914.
Evangelho Quadrangular: É um ramo de Pentecostalismo, iniciado por Harold Williams, nos Estados Unidos , e promovido no Brasil desde 1940.
Congregação Cristã no Brasil: Por Luís Francescou, em 1910, em Platina- Paraná, Brasil. Depois estabeleceu-se entre os migrantes italianos em São Paulo.
Mormons ou Igreja dos Santos dos Últimos Dias: Fundação fantástica de José Smith, em 1830, nos Estados Unidos.
Observação: Aos que desejarem aprofundar a maioria das questões acima recomendo o livrinho de Pe. Estevão Bettencourt, O.S.B., "15 Questões de Fé" ¾ Editora Santuário, Cx. P.4 ¾ 1 2.570- Aparecida - SP.
Toda igreja que se diz cristã,leva ao mesmo Deus,e se leva pra que falar de outra igreja?se somos um só rebanho?
Adicionar legenda

INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA.


OBJEÇÃO: Os profetas proclamam a plena liberdade individual na interpretação da Bíblia. Por que a Igreja Católica não a permite?
RESPOSTA: a) O triste resultado da livre interpretação da Bíblia pelos protestantes é a divisão em milhares e milhares de seitas, contrária à vontade e oração de Jesus na Última Ceia: ( Jo 17,20-21 ) "Não rogo só por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam uma só coisa, assim como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti; também eles sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste".
Outro lastimável efeito nestas seitas é a negação de alguns sacramentos e de muitas verdades importantes, contra a expressa ordem de Cristo: ( Mt 28,19-20) "Ide, pois, ensinar todos os povos.. ensinando-se a observar tudo o que vos mandei".
A Igreja Católica zelava sempre para permanecer fiel e obediente à vontade de Cristo. Por isso, apesar de tantos séculos, tantas raças e línguas, guarda firmemente a unidade e toda doutrina e todos os sacramentos recebidos de Jesus. Por isso já S. Paulo a chamava "Coluna e fundamento da verdade: ( I Tm 3,14-15 ). "Escrevo-te para que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade".
O mesmo S. Paulo, zelando pela fidelidade doutrinal, exorta o bispo de Creta: ( Tt 1,5-9 ) "... É preciso que o bispo seja... aderindo firmemente à palavra fiel... para que possa exortar a sã doutrina e relutar os que a contradizem".
b) Alguns protestantes argumentam em favor da livre interpretação da Bíblia com as palavras de S. Paulo ( II Tim 3,14-17 ): "Desde a infância você conhece as escrituras...Toda a Escritura divinamente inspirada é util para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a obra boa". Pois bem; claro mas a obra boa por excelência, recomendada por Jesus e igualmente por S. Paulo, repetidas vezes, é a união de todos os cristão na mesma Igreja ¾ O Corpo místico de Cristo, na mesma fé, na mesma doutrina e tradição apostólica. Pelo contrário, as divisões e seitas são a pior obra, nascida por uso leviano e lamentável abuso da Bíblia.
Escutemos, ainda, as claras advertências bíblicas da carta de S. Pedro: ( II Pd 1,20) "Sabei, porém antes de tudo, que toda profecia contida Escritura não será sujeita à interpretação particular ". E mais para frente ele escreve: (II Pd 3,16 ) "Nas quais ( cartas de S. Paulo) há algumas coisas difíceis, que os indoutos e inconstantes adulteram, como fazem com outras escrituras, para sua própria perdição".
c) Comparação com a vida social organizada. Cada um de nós pode comprar livros medicinais, à vontade, e estudá-los. Mas somente os que estudaram a medicina na universidade e foram aprovados e diplomados como médicos, são autorizados a dar consultas e receitas, ou fazer operações nos hospitais. E ninguém de nós arriscaria submeter-se à operação do coração, por um "curioso" autônomo.
As mesmas regras valem na pilotagem dos aviões e navios. Todos podem ler os livros de engenharia e pilotagem: somente os pilotos aprovados e diplomados ficam autorizados a conduzí-los.
O mesmo vale na sociedade religiosa, organizada por Cristo, na sua Igreja: Todos são convidados a escutar a voz da consciência e a ler e meditar as Sagradas Escrituras. Porém em coisas mais importantes difíceis e duvidosas, Jesus deixou-nos os "médicos" e "pilotos" por Ele mesmo instruídos e autorizados para curar e guiar as nossas almas na difícil passagem para o porto da eternidade. Eles são os Apóstolos e seus sucessores, os papas e bispos católicos. Só eles têm a promessa de Cristo, de serem introduzidos pelo Espírito Santo em toda a verdade. ( Jo 16,13 ). Daí a garantia de Jesus: "quem vos ouve, a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou". ( Lc 10, 16).
                   (extraido do livro ''acusações dos crentes contra a igreja católica)
Por conta desta má interpretação,muitas pessoas queriam ter seu próprio pensamento bíblico fazendo com que, existissem várias religiões cristãs,umas brigando para ser a mais certa que as outras.

domingo, 21 de abril de 2013

DIFERENÇA ENTRE ADORAÇÃO E VENERAÇÃO


Nós, católicos, somos comumente acusados de adorar imagens e santos, e de sermos idólatras, entre outros. Não sei quanto a você, mas, quantas vezes, eu já me vi em situações embaraçosas com irmãos de outras denominações religiosas no que diz respeito a esse assunto. E quando não conhecemos a doutrina de nossa Igreja, é muito comum sairmos dessas situações com raiva, frustrados, ou coisa parecida.
Na verdade, nós precisamos aprender mais sobre a nossa fé. Precisamos aprender aquilo que professamos. O católico não adora imagens. O católico venera os santos. Existe uma diferença entre adoração e veneração.
Adorar = Prestar culto a...
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o “sacrifício incruento”, ou seja, sem derramamento de sangue.Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os... Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais.
Percebe a diferença?
Então quando alguém, – que não conhece o real sentido da adoração –, vê um católico venerando um santo, acaba o acusando de fazer algo a uma criatura que, segundo ele, só caberia ao Criador. Isso acontece porque eles não vivem a real dimensão da adoração.Mas e as imagens?
No século I, não existia máquina fotográfica. Mas as pessoas gostavam de se recordar dos entes queridos.. Nós, católicos, em particular, o fazemos para prestar memória àqueles homens e mulheres que viveram a radicalidade da fé: os santos. Uma fé cheia de virtudes e, muitas vezes, de martírio. Fé esta que gerou neles a santidade.Se não podemos ter essas imagens, tampouco podemos ter fotografias de pessoas que já se foram. Duvido muito que aqueles que nos acusam de idolatria joguem fora as fotos e lembranças de pessoas queridas. Assim como duvido que eles esqueçam das virtudes dos seus...
Nós, católicos, em especial, temos e devemos ter, sem medo, imagens dos santos e das santas de Deus em nossas casas. É importante reverenciá-los, lembrando das virtudes e do amor deles por Jesus Cristo, e pedindo-lhes a intercessão junto a Deus. Afinal, eles estão no céu. Fazem parte do corpo místico da Igreja. E se você não crê na intercessão, meu amigo, não peça que ninguém reze por você.
Adorar: somente a Deus. Prestar culto: somente a Deus.
Mas venerar? Venere, sem medo, a todos os santos e santas de Deus.
E se alguém, um dia, vier acusá-lo de idolatria ou coisa semelhante, não esquente a cabeça. Fique em paz. E lembre-se de que apenas os que participam do santo sacrifício da santa Missa é que fazem a verdadeira adoração.
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum
''o silêncio é a unica resposta que devemos dar aos tolos,porque onde a ignorância fala,a inteligência não da palpites.''

domingo, 14 de abril de 2013

JMJ JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

os santos patronos da jornada mundial da juventude
O papa Francisco anunciou neste domingo (24) que viajará ao Rio de Janeiro para a XVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade entre os dias 23 e 28 de julho, com o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
papa francisco
"Hoje, nesta Praça, há tantos jovens. Há 28 anos que o Domingo de Ramos é a Jornada da Juventude! (...) Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo. Aguardo com alegria o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Vamos nos encontrar naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro", disse, de acordo com o site oficial do Vaticano.Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja católica, por isso o Papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens.
O Papa Francisco havia manifestado na quarta-feira passada à presidente brasileira Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.
A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984, quando após o término do Ano Santo da Redenção, João Paulo II entregou uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens, convidando-os a levá-la por todo o mundo.
Desde então, foram realizadas edições em Roma (1985 e 2000), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008) e Madri (2011).
Até a JMJ de Toronto, os encontros eram realizados a cada dois anos, a partir de Colônia passaram a acontecer a cada três, e agora volta a ocorrer após dois anos para não coincidir com a Copa do Mundo de futebol.

domingo, 7 de abril de 2013

AGRADECIMENTO!

        Eu agradeço a todos os que acessam meu blog e principalmente aos meus amigos que me dão o maior apoio como o Bebeto e o grupo jovem de Ubaúna  da capela de São Francisco de Assis,toda galera de Aroeiras e também ao Leonardo de Rafael Arruda e a todos que viram e curtiram a página que Deus possa abençoar a todos.
                             Obrigado!!!!!!!!!!!!!

PORQUE OS CATÓLICOS GUARDAM O DOMINGO?

         No antigo testamento o sábado é sétimo dia,consagrado a Deus porque ao sétimo dia o senhor descansou.Mas,quando cristo veio ao mundo,os Farizeus fizeram o dia de sábado o dia da escravidão.
Cristo transforma o sábado o dia da sepultura (Lc:23,53;Jo:19,31-42).Em Mc:2,27-28 afirma Jesus:''O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.''Por isso o filho do homem também é o senhor do sábado.Sendo ele o senhor deste dia.Jesus fixa para o domingo,o dia do espirito santo a igreja da nova e eterna aliança,como testa a tradição cristã.(Mc:16,9; At:2,1). Domingo é o dia da ressurreição de Jesus,também da libertação e da nova criação(Mc:16,2-9;jo:20,1-19)O domingo é o dia em que o senhor se manisfesta para Maria madalena e aos discípulos.(Jo:20,16-26).Onde é transmitido o seu perdão(Jo:20,19-23).É o dia da reunião da comunidade cristã(At:20,7;1cor:16,2)''Ao primeiro dia da semana(domingo)cada um de vós ponha parte alguma soma em sua casa...''Por isso,o sétimo dia no qual o cristão repousa e se dedica a oração é o domingo(At:20,7;Ap:1,10)Em Ap:1,10 São Joaõ Evangelista já usa o nova denominação cristã,''domingo'' ''Dia do senhor'' ,um lugar do judaico ''primeiro dia da semana''. ou do romano ''dia do sol'', testemunhando que já naquela época os cristãos celebravam o dia de domingo como o ''dia do  Senhor ressussitado''. O dia de sábado para os cristãos católicos é dedicado a V.Maria e o domingo ao novo Adão Jesus cristo. Jesus e os discípulos apanhavam milhos no dia de sábado,porém os Farizeus implicaram:''Olha o que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido.''Pois no antigo testamento reslmente não poderia fazer nada disso,mas jesus respondeu:''Nunca leste o que davi fez quando se achou necessitado...''(Mc:27,24-26) jesus fez curas no dia de sábado afirmando que mesmo neste dia o senhor Deus também trabalhava operando milagres e Jesus ainda diz:''Quem há de entre nós que,se o seu jumento ou o seu  boi cair no poço no dia de sábado,o não tire no mesmo dia?''
(Lc:14,5).Os biblistas estão de acordo com os cientistas de que os sete dias bíblicos da criação,não eram 7 dias de 24 horas,mas de épocas de milhares de anos.O ''sábado'' bíblico,na língua hebraica,está relacionado ao ''descanso''e ''sétimo'' dia.Daí a intenção do autor da bíblia era ordenar a humanidade que trabalhasse durante seis dias e descansasse no sétimo,dedicando em honra de Deus.por isso a igreja católica respeita os muçulmanos que celebram o sétimo dia do descanso na nossa sexta-feira;como também os judeus que é no sábado.Mas os cristãos desde o primeiro século,escolheram o domingo como o dia do descanso para se dedicar a oração,o dia da nova criação em honra do ''novo Adão ressuscitado cristo jesus''.
Maria reunida com os Apóstolos no dia de domingo
(At:20,7)