quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jesus nasceu dia 25 de dezembro?

Acusações e respostas

Objeção 1: 25 de dezembro foi escolhido para substituir o festival pagão romano da Saturnália. A Saturnália era um festival de inverno popular e assim a Igreja Católica prudentemente a substituiu com o Natal em seu lugar.

Resposta à 1: A Saturnalia comemorava o solstício de inverno. No entanto, o solstício de inverno caía em 22 de dezembro! É verdade que as celebrações da Saturnália começaram já em 17 de dezembro e se estendiam até 23 de dezembro. Ainda assim, as datas não coincidem.
Objeção 2: 25 de dezembro foi escolhido para substituir o feriado pagão romano Natalis Solis Invicti (“Aniversário do Sol Invicto”).
Resposta à 2: Vamos começar com o culto do Sol Invicto. O imperador Aureliano introduziu o culto do Sol Invictus (“Sol Invicto”) em Roma no ano de 274. Aureliano encontrou tração política com esse culto, porque o seu próprio nome “Aureliano” deriva da palavra latina aurora denotando “nascer do sol”. Moedas revelam que o Imperador Aureliano chamou a si mesmo de Solis Pontifex ou “Pontífice do sol”. Assim, Aureliano simplesmente acomodou um culto genérico solar e identificou com o seu nome no final do terceiro século.
O mais importante é notar que não há registro histórico para uma celebração do Sol Invictus em 25 de dezembro antes de 354 d.C.. Mesmo no ano de 354, a data é simplesmente designada como “Invictus”, sem menção de um aniversário. A data somente se tornou o “Aniversário do sol Invicto” (tambores, por 
:favor) no reinado do imperador Juliano, o Apóstata, que tinha sido um cristão, mas que apostatou e voltou ao paganismo romano. A história revela que ele era um ex-imperador cristão (que odiava a Cristo) que erigiu um feriado pagão em 25 de dezembro. Pense nisso por um momento.
Por que tudo isso importa? Isso significa que o sol Invicto não foi uma divindade popular no Império Romano. Isto implica que os plebeus romanos não precisam se preocupar com este feriado antigo. Além disso, a tradição de uma festa de 25 de dezembro não encontra um lugar no calendário romano até depois da cristianização de Roma. O feriado do “Aniversário do sol Invicto” foi pouco tradicional e pouco popular. A Saturnália (mencionados acima) era muito mais popular, tradicional e divertida. Parece, na verdade, que Juliano tinha tentado introduzir um feriado pagão, a fim de substituir a um cristão!
Objeção 3: Cristo não poderia ter nascido em dezembro, já que São Lucas descreve os pastores trazendo os rebanhos nos campos vizinhos de Belém. Pastores não pastoreiam durante o inverno. Assim, Cristo não nasceu no inverno.
Resposta à Objeção 3: Esta objeção é a pior objeção de todas. Lembre-se de que a Palestina não é a Inglaterra, Rússia, ou Alasca. Belém tem uma latitude de 31.7. Minha cidade de Dallas, Texas tem a latitude de 32,8 e ainda é bastante confortável em dezembro. Como o grande Cornelius Lapide observou durante sua vida, pode-se ainda ver pastores e ovelhas nos campos da Itália durante final de dezembro … e Itália é geograficamente ao norte de Belém.
Agora vamos passar para estabelecer o aniversário de Cristo segundo as Sagradas Escriturasem duas etapasPrimeiro Passo: determinar o nascimento de João Batista.
Podemos descobrir que Cristo nasceu no final de dezembro, observando primeiro o momento do ano em que São Lucas descreve São Zacarias, no templo. Isto dá-nos a data de concepção aproximada de São João Batista. De lá, pode seguir a cronologia que São Lucas nos dá e que nos leva bem no final de dezembro.
São Lucas relata que Zacarias serviu no “turno de Abias” (Lc 1,5) que os registros bíblicos como o oitavo turno entre os turnos de 24 sacerdotes (ver Neemias 12,17), a qual depois foi conhecida como a “divisão de Abias”. (1Cr 24,3-10; Lu 1,5) De modo que se disse que o sacerdote Zacarias, pai de João, o Batizador, era “da divisão de Abias”. Cada turno serviu uma semana no templo por duas vezes a cada ano. O turno de Abias serviu durante a oitava semana e a trigésima segunda no ciclo anual*. No entanto, quando é que o ciclo de turnos começava?
Ao consultar a pesquisa acadêmica de Friedlieb (Leben J. Christi des Erlösers, Münster, 1887, p. 312), descobrimos que o primeiro turno sacerdotal de Jojarib já existia durante a destruição de Jerusalém no dia 9 do mês judaico de Av. Assim, o turno sacerdotal de Jojarib já estava atuante durante a segunda semana de Av. Isso significa que, sem dúvida, o turno sacerdotal de Abias (o turno de São Zacarias) estava servindo durante a segunda semana do mês judaico de Tishrei – na semana do Dia da Expiação, o dia 10 de Tishri. Em nosso calendário, o Dia da Expiação cai em 10 Tishri em qualquer lugar a partir de 22 setembro – 8 outubro.
Zacarias e Isabel conceberam João Batista logo após Zacarias servir o seu turno. Isto implica que São João Batista teria sido concebido em algum lugar ao redor do final de setembro, colocando o nascimento de João, no final de junho, confirmando celebração da Igreja Católica da Natividade de São João Batista em 24 de junho. Proto-evangelho de Tiago, do segundo século, também confirma uma concepção final de setembro de Batista já que o trabalho descreve São Zacarias como Sumo Sacerdote e entrando no Santo dos Santos, não apenas o lugar santo do altar do incenso. Este é um erro fatual, porque Zacarias não era o sumo sacerdote, mas um dos principais sacerdotes. ** Ainda assim, o Proto-evangelho descreve Zacarias como sumo sacerdote e isto o associa com o Dia da Expiação, que recai no décimo dia do mês hebraico de Tishrei (aproximadamente o fim da nosso setembro). Imediatamente após esta entrada no templo e a mensagem do anjo Gabriel, Zacarias e Isabel conceberam João Batista. Contando 40 semanas depois da gestação, isso coloca o nascimento de João Batista no final de junho, mais uma vez correspondente à data Católica para a Natividade de São João Batista em 24 de junho.
Segundo passo: determinar o aniversário de Cristo
O resto da datação é bastante simples. Lemos que logo após a Imaculada Virgem Maria conceber Cristo, ela foi visitar sua prima Isabel que estava grávida de seis meses com João Batista. Isso significa que João Batista era seis meses mais velho que o nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 1,24-27, 36). Adicione seis meses a 24 de junho e temos 24-25 dezembro como o aniversário de Cristo. Subtraia nove meses entre 25 de dezembro e revela-se que a anunciação foi em 25 de março. Todas as datas coincidem perfeitamente.
Então, se João Batista foi concebido logo após o Dia da Expiação judaico, então as datas tradicionais católicas estão essencialmente corretas. O nascimento de Cristo foi perto de ou em 25 de dezembro.
O nascimento de cristo,o natal é o dia especial para todos pois nasce a salvação da humanidade,o maior ato neste dia é fazer a caridade,ajudar o próximo,amar como a sí mesmo.

sábado, 5 de outubro de 2013

Batismo

ACUSAÇÃO: O batismo dos católicos não é válido! Só os adultos que crêem podem receber validamente o batismo, que só vale por imersão!
RESPOSTA: Onde estão provas bíblicas para esta afirmação? Não existem!
a) Alguns "crentes" afirmam que Jesus foi batizado no rio Jordão por imersão. Mas, os Evangelhos não falam disso! Pode ter sido batizado como o apresentam antigas estampas: ficando com os pés no rio, enquanto S. João lhe derramava a água, com a mão, na cabeça. Na verdade, o modo de molhar o corpo com a água não tem importância! Senão seria prescrito!
b) Outros afirmam que "baptizare, em grego, significa "imergir na água", logo... Os biblistas, porém, documentam que em várias passagens da Bíblia esta palavra significa, igualmente, "lavar" ou "molhar" na água as mãos, os dedos, os pés etc. São Paulo usa esta palavra em 1 Cor 10,2: "Todos ( os Israelitas ) foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar ".(- como símbolo do batismo cristão ). Sabemos, porém, que este batismo não aconteceu por imersão pois os Israelitas junto com todas as crianças, passaram o mar vermelho a pé enxuto, tocando a areia úmida do mar. Quem tomou o "batismo por imersão", foram os soldados egípcios! E todos pereceram!(Ex.14,19-20). No batismo vale mais a fé em Deus e a obediência a seu legítimo representante do que a maneira de aplicar a água.
c) Alguns textos bíblicos indicam o batismo feito por imposição. Em At 8,36-38 lemos sobre o batismo do eunuco etíope, feito pelo diácono Filipe, no Caminho entre Jerusalém e Gaza, onde não existe nenhum rio ou lagoa, em que seria possível batizá-la por imersão. Há apenas pequenas nascentes.
At 9,18-19 relata o batismo de Saulo convertido numa casa de Damasco. Não havia piscina nem tempo para batismo por imersão; pois, lemos: "Imediatamente lhe caíram dos olhos como escamas, e recuperou a vista.Levantando-se, foi batizado, e tomando alimento, recuperou as forças."
Igualmente em Filipos ( At 16,33 ) S. Paulo batizou o carcereiro convertido: "Naquela hora da noite ( o carcereiro ) lavou-lhe as chagas e imediatamente foi batizado ele e toda sua família". E nos cárceres romanos não havia piscinas!
d) Como no caso acima, assim também na ocasião do batismo de Lídia e de Estéfanas, S. Paulo menciona que Lídia recebeu o batismo "com todos os de sua casa "( At 16, 14-15 ) e "batizei a família de Estéfanas" (1 Cor 1,16 ), onde, certamente, não faltavam crianças pequenas.
O próprio Jesus afirma a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo, que quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus". Para os primeiros cristãos esta regra valia igualmente para as crianças. Por isso Santo Ireneu ( que viveu entre 140 a 204 ) escreveu: "Jesus veio salvar a todos os que através dele nasceram de novo de Deus: os recém-nascidos, os meninos, os jovens e os velhos"( Adv. Haer. livro 2 ).
Orígenes ( 185 255 ) escreve: "A igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo aos recém-nascidos". ( Epist. ad Rom. Livro 5,9 ) . E.S. Cipriano em 258 escreve: "Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças". ( Carta a Fido ).
e) Na "Nova e Eterna Aliança" o batismo substituiu a circuncisão da "Antiga Aliança", como rito da entrada para o povo escolhido de Deus. Ora, se o próprio Deus ordenou a Abraão circuncidar os meninos já no 8° dia depois do nascimento, sem exigir dele uma fé adulta e livre escolha, então não seria lógico recusar o batismo às crianças dos pais cristãos, por causa de tais exigências.
Por isso a Igreja Católica recomenda batizar as crianças dentro do primeiro mês, após o nascimento.
Mesmo que as seitas não dêem valor à Tradição Apostólica, cada homem honesto reconhece que os cristãos dos primeiros séculos conheciam muito bem e observavam zelosamente a doutrina e as práticas religiosas recebidas dos Apóstolos. 
(extraido no livro:''acusações dos crentes contra a igreja católica'')

domingo, 11 de agosto de 2013

Atenção!!!

Eu gostaria muito que todos os que acessam este blog deixassem seus comentários para uma boa reflexão ou agradecimento...seja você brasileiro ou estrangeiro...não aceito comentários com ofensas,respeito é sempre bom...mas um pouco de opinião é muito importante.Obrigado!!! JESUS TE AMA.

I would very much appreciate all who access this blog to leave your comments for a good reflection or thanksgiving ... be Brazilian or foreigner ... you do not accept comments with insults, respect is always good ... but a little feedback is very importante.Obrigado!! JESUS ​​LOVES YOU. 

Yo estaría muy agradecido a todos los que accedan a este blog para dejar sus comentarios para una buena reflexión o acción de gracias ... ser brasileño o extranjero ... usted no acepta los comentarios con insultos, el respeto es siempre bueno ... pero un poco de retroalimentación es muy importante.Obrigado! JESUS ​​TE AMA.

domingo, 23 de junho de 2013

Ser de uma religião ou não?

O que nos move não é o fato de estar em uma denominação religiosa,a igreja de Jesus é a igreja povo,este povo leva para outros suas experiências de vida com cristo e compartilha essa sensação com todos,nós somos uma só igreja,uma só religião que se chama igreja ''cristã''.O cristianismo é a igreja de Jesus,ela é dividida em várias denominações ditas como ''placas de igreja'',são elas a igreja Protestantes,Católicas,adventista,etc...essas são denominações cristas.E são constituídas com verdades diferentes,outras totalmente destorcidas ou não tão bem entendidas.A igreja católica surgiu no movimento dos apóstolos,o nome foi dado mais tarde, por isso o nome ''católico'' não se encontra na bíblia,como também protestantismo,adventista do sétimo dia,Deus é amor,etc.Nossa igreja segue a tradição Apostólica,a missão de São Pedro era de cuidar de sua igreja cristã que provavelmente ficou por nome católico pelos primeiros cristãos que seguiram os Apóstolos e assim tornando-a uma religião cristã mais poderosa no mundo.O fato é que muitas pessoas de denominações diferentes acham que a igreja de Roma não é cristã ou que seja a grande ''babilônia''.Para mim,isso é fanatismo religioso,o fato de você está numa igreja diferente não quer dizer que você está salvo ou que está na religião certa.O que realmente importa para Deus é a certeza de que você fazendo a vontade dele poderá ser salvo,denominação religiosa não salva,indica,o lado mais certo,vai depender do seu credo,é no catolicismo?que bom!é no protestantismo?beleza!sendo que,ambas terão respeito uma pela outra.Nós católicos não queremos ouvir:''ah!os católicos são idólatras,são aquilo e isso...!isso é fanatismo,os protestantes são ótimos,tem boa vontade, mais as vezes tudo errado.Igreja é o povo,mas este povo quer encontrar Deus em um certo lugar, por isso existe denominações,minha denominação é o catolicismo e o seu?,isso não importa,se você segue as regras de Deus,denominação nenhuma vai te fazer cair ou te salvar...ela é somente uma seta.Deus ama a todos,dependentemente de religião.

domingo, 9 de junho de 2013

Médiuns também podem receber graça de Deus?


     Sim,por mais que haja nos médiuns uma espiritualidade contrária ao cristianismo ele podem sim receber graças de Deus e também podem ser salvos se suas vidas focar-se á Deus.Porque digo isto?ah!Jesus é o Deus da vida e do perdão,ele é sem dúvida o Deus de todos e veio para todos até para os médiuns,nós verdadeiros cristãos não temos o direito de sair por ai apontando o dedo e decidindo quem vai pro inferno,lembre-se ''Nem todo aquele que diz: Senhor,senhor!entrará no reino dos céus,mas aquele que faz a vontade de meu Pai que esta nos céus.(mateus 7,21)Mas como um pagão pode receber graça de Deus se vai aos centros de macumba?.Quando Jesus veio,ele veio com a missão de salvar a todos em geral, e não só aqueles que não estão no paganismo.A importancia para Jesus é simplismente amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo.Como já disse aqui religião não salva,o que salva é Jesus,o paganismo também não salva,mas se dentro de um médium tiver Jesus e amar o próximo como a ele mesmo então ele será salvo,essas dois mandamentos fazem com que qualquer mal caia e faça ressucitar suas vidas,trazendo assim a salvação divina de Jesus.Jesus é o salvador de todos e para todos.Digo isto porque nós podemos ver em mateus 15,21-28.Partiu dai retirou-se para as regiões de Tiro e de Sidon. E uma mulher Cananéia que tinha vindo daquelas regiões, gritava-lhe: "Compadece-te de mim, senhor Filho de David! Minha filha está terrivelmente atormentada por um espírito maligno!".Mas ele não respondeu palavra.E chegando seus discípulos, rogaram-lhe dizendo: "Despede-a por que vem gritando atrás de nós".Mas Jesus respondendo disse: "Não fui enviado senão às ovelhas que se perderam da casa de Israel".Contudo ela aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: "Ajuda-me, Senhor!".Ele respondeu "Não é convém tirar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos".Ela porem disse: "Sim, senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos".Então respondendo, disse-lhe Jesus: "Ó mulher, é grande tua fé! Seja feito conforme o teu desejo". E a partir desta hora sua filha estava curada.Em marcos 7,24-30 afirma que esta mulher é pagã,natural da Sirio-fenícia.Como diz Padre Fábio de Melo:''Ele não está preso ao seu passado e a ele não interessa o que você fez ou deixou de fazer de sua vida, pra ele o que importa é o que você ainda pode fazer''.Isto é,se um médium se converter e direcionar sua vida a Jesus sem recorrer aos seus espíritos e colocar Deus acima de tudo,eles podem sim ser salvos e também receber a graça de Deus,assim como a mulher pagã da bíblia,Jesus não rejeita a nenhum,ele ama os que não merecem serem amados,abraçam os que não merecem serem abraçados e principalmente, ESCOLHEM os que não merecem serem escolhidos. Resumindo tudo,não sabemos da vida dos outros,ou se aquele ou aquela vai ou não ir para o inferno.Esta é a minha visão aos médiuns se você nao concorda,isso não importa o que vale é a intenção de aceitar o outro como está, mas sempre buscando a jesus.


        lembrando que aqueles que estão lá por prazer e achar que é certo veja o que diz a bíblia: 2 Coríntios 11:14-15 nos diz: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”. Atos 16:16-18 descreve uma adivinhadora que previa o futuro até que o apóstolo Paulo expeliu um demônio dela.Imagine se todos fossem pagãs(não batizados no cristianismo,mas também nem sendo médium)mas aceitando Jesus,e ai?a pessoa iria por inferno por ser pagão?ou iria pro céu tendo Jesus cristo o salvador que veio para todos?claro que iriam para o céu!.Tendo em conta que esse é meu ponto de vista,não vem de pensamento da igreja católica ou evangélica,para que nenhum dos internautas possam dizer que as igrejas apoiam as praticas pagãs e sim mostrar o grande amor que Deus tem por todos nós até para os pagãos.Mas por um lado podemos dar um exemplo de um santo católico que era bruxo São Cipriano,vivia na finésia e era dotado de muitos conhecimentos pagãos o qual se converteu e foi preso e morto junto com santa justina por não negar sua fé a cristo.

sábado, 25 de maio de 2013

imagens e a intercessão dos santos

imagens dos querubins de ouro
                                                Acusação: Os católicos adoram as imagens, pois lemos em: Êxodo: 20,1-5: Não farás para ti escultura alguma...!
          Resposta: Caros irmãos, todo católico sabe muito bem que nós não adoramos imagens de Maria e nem dos santos, esta acusação chega a ser ignorante vendo a falta de estudo bíblica sobre as imagens... No entanto Deus não é incoerente considerado sem dúvida pelos protestantes, os estudiosos e biblistas estudaram sobre as imagens do antigo testamento com muita atenção e respeito, onde descobriram que Deus manda fazer outros tipos de imagens. E com todo este estudo aprofundado ficam convencidos de que Deus proibiu fazer apenas imagens de deuses falsos vindo da imaginação dos pagãos daquela época, adorando formas mais rudes desses povos como homens, animais e até plantas. O povo de Deus era idólatra porque inventava e tinham vários deuses. (Isaias: 44,15-17) depois faz de uma madeira um fogo... Enfim, servi-se dela para fabricar um ídolo (falso deus) diante do qual se prosterna... Com a sobra faz um deus, um ídolo diante do qual se prostra para adora-lo e orar dizendo: salve-me, tu és meu deus.
                       Vejam a verdadeira proibição bíblica segundo o livro: acusações dos crentes contra a igreja católica. Eu sou o senhor teu Deus, que te fez sair do Egito da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles falsos deuses que tem na errada imaginação dos pagãos) está em cima do céu, ou embaixo da terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestaras culto (Êxodo: 20,1-5) ou em outras palavras: Não te prostarás diante desses deuses falsos e não lhes prestarás culto. Essa mesma proibição se repete em outras partes bíblicas como por ex: Não adores nenhum outro deus (Êx: 34,14) e Não farás para ti deuses fundidos. (Êx: 34,17). Tanto em Êxodo como em Deuteronômio a proibição de fazer imagens refere-se a deuses estrangeiros, e não qualquer tipo de desenho, pintura ou escultura, trata-se de deuses que tomavam formas de homens, animais, astros, etc. Assim como Deus manda fazer imagens (de deuses) manda fazer imagens (de não deuses) que é o que chamamos de ícones como os querubins que foram colocados na arca da aliança (Êx:25,18-20).Esta mesma arca foi levada em procissão(Josué:3,5-6,14-15) tomai a arca e ide,adiante do povo’’.Fazer procissão com imagens não é o mesmo que adorar a imagem exposta,isso é venerar,recordar,respeitar,etc.E ai?O povo de Deus eram idólatras por ter feito a procissão com a arca e as imagem dos querubins?Deus ainda manda fazer uma serpente de bronze que foi usada para curar a quem olhasse para ela, esta mesma serpente foi prefigurativa de Jesus cristo crucificado segundo João: 3,14. Esta imagem foi quebrada, porque os israelitas acreditavam que era uma deusa e passaram a adora-la. Isso não significa que Deus errou em mandar fazer a imagem e que Ezequiel corrigiu. Em outra parte bíblica Deus mandou a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins e outras figuras a mais como bois e leões, e nem por isso foi por desagrado de Deus, então porque seria por desagrado de Deus nossa igreja católica ter imagens de heróis cristãos?As imagens desses animais não eram deuses. (1 Reis:6,23-35, e 7,29).Os primeiros cristãos usavam as imagens no tempo dos apóstolos e desenhavam nas suas catacumbas e cavernas onde se escondiam dos seus inimigos sem esquecer de Maria nas figuras.Por tanto ao recriminar os católicos de idólatras é preciso que esses protestantes provem primeiramente que as imagens de Jesus crucificado,de Maria e dos santos são realmente as imagens daqueles deuses estrangeiros.
               A igreja católica não ensinou os fiéis e nem saio de boca de Padre nenhum que devemos adorar as imagens. Católicos que fazem isso são considerados piegas, isto é, isso fica fora do ensinamento católico.
intercessão dos santos.
        Todo cristãos sabe muito bem que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, isso não impedi que haja intercessores entre Jesus e os homens, os santos são nossos intercessores, eles estão abaixo de Jesus, porém acima de qualquer um de nós pecadores, há vários mediadores da bíblia que foram intercessores entre Deus e os homens como por ex: Moisés (Dt:5,5)Eu fui interprete e mediador entre Deus e vós.São Paulo na carta onde declara Jesus como o único mediador entre Deus e os homens indica também mediadores secundários(1 Tm:2,1)Recomendam que façam preces ,orações...por todos os homens...fazer orações por outros é de fato ser mediador e intercessor entre Deus e o povo.Por exemplo:Você pode pedir para um pastor ou um padre para interceder e orar por você a cristo não é?Então ele está sendo mediador, pedindo a Deus ou ao santo por você...!Mas, como provar que os santos estão na glória de Deus? Vamos refletir!Deus é o Senhor da vida,quem vivi em cristo não morre,vai para a vida eterna. Em marcos: 23,43 disse Jesus ao ladrão perdoado que ainda hoje estaria junto com ele no céu... Reflita, o que Jesus disse foi bem claro, ainda hoje... Jesus entrega seu espírito, resumindo Jesus morre sobe aos céus, seu corpo fica e é sepultado e logo em três dias é ressuscita entre os mortos, volta em carne e vivi... Por isso é o senhor da vida pois vence a morte.O outro crucificado é Dimas,o ladrão perdoado que foi o primeiro santo católico a ser canonizado pelo próprio cristo.Em outra parte bíblica Jesus está conversando com Moisés e Isaías (Mateus:17,3).Lembrando que eles já haviam falecidos a muito tempo.Isso,sobre a  intercessão foi ensinada na tradição Apostólica.
                Em Mac: 15,12-15 diz: ’’Onias, que foi sumo sacerdote (já falecido!)... Orava por todo povo judeu... Onias tomou a palavra e apontando para ele disse: ‘’Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo o povo e pela cidade santa é Jeremias (“já falecido”!) o profeta de Deus”. Se todos eles rezavam antes e depois da morte e eram mediadores entre Deus e os outros como muitos outros da bíblia qual protestante irá proibir esta intercessão a Maria e aos santos?N carta de são Paulo 1TM: ’’Ah um só mediador entre Deus e os homens,Jesus cristo,Homem.’’A  tradição Apostólica as entedia assim:Jesus Cristo é o único Mediador ( primeiro) que nos mereceu todas as graças e a salvação eterna, pela sua vida, morte e ressurreição. Só ele pode nos dar dos seus méritos, sem recorrer a nenhum outro mediador. Enquanto a V. Maria e os Santos intercedem por nós pecadores, como mediadores secundários, por meio de Jesus, recorrendo a seus méritos e sua mediação. Em felipenses:1,21-23 São Paulo diz que preferi morrer para estar com cristo.(ele não disse em dormir).Em Mateus:22,30 fala que os santos são com os anjos do céu... e em Zacarias:1,12-13 um anjo intercede por Jerusalém.Por tanto,os santos vivem na glória do senhor,intercedendo por nós a Jesus.Apocalipse:6,9-11:Os santos pedem justiça,fica claro que os santos estão conscientes e acordados assim como Jesus e o ladrão Dimas como outros da bíblia.Lutero deixou vários livros como Tobias:12,12:Quando tu oravas com lágrimas e enterrava os mortos...eu apresentava as tuas orações a Deus.Pedir a intercessão aos santos não é negar a cristo,Jesus continua sendo o caminho, verdade e a vida,prostrar nem sempre é adorar(Josué:7,6)Josué se prostra diante da arca da aliança(Gêneses:33,3)Jacó prostra diante de Esaú (Gêneses:48,12)Josué diante da Jacó,etc.Então,ainda acha que os santos não são intercessores? Se você não acha isso, não tem problema, crer é algo que nos faz esta mais próxima de Deus, isso é o que importa para ele. Glória a Deus nas alturas e glória aos santos por nos mostrar tanta dedicação a Jesus.
     Quando olhamos para as imagens não vê como um símbolo de adoração dos pagãos, mas sim a vida, os sacrifícios, a humildade, o sofrimento, a pureza e os obstáculos que tiveram que passar quando resolveram seguir a Jesus  e sua fé.É certo afirmar agora que nós católicos não adoramos e muito menos nos prostramos em adoração a uma simples foto,pois ao serem levantadas no ambão simboliza a grande conquista e ato heroico dos primeiros cristãos,nada mais,nada menos que prestar homenagem e ter o conhecimento daquele santo ou santa de Deus.Nós católicos não acreditamos que os santos estão nas imagens,pois elas representa como meditação espiritual,como as fotos de nossos parentes que são como lembranças do passado sofrido,por isso lembramos a vida de Jesus por meio das imagens,tendo o conhecimento também de que os primeiros cristãos eram mortos justamente porque não queriam adorar outros deuses,Lutero afirma que as imagens da via sacra de Jesus crucificado e outras são como um livro que os pobres e analfabetos entendem e isso vale até hoje para milhares de pessoas.É através das imagens(não deuses)que meditamos e sabemos como era a fisionomia deles e como se vestiam.Agradecemos a Deus por ter conhecimentos sobre as nossas imagens,e palmas para os protestantes  que muitos sabem e reconhecem os santos.
Observem novamente com a proibição de Êxodo,veja  que Deus proibi fazer realmente as figuras de deuses.
''Não farás para ti escultura alguma do que está em cima dos céu,(o que esta em cima dos céus são querubins e não deuses Êxodo:25,18-20)ou embaixo da terra,ou nas águas debaixo da terra(Deus mandou enfeitar o templo com plantas,,palmas e flores podemos levar em consideração que plantas também nascem nas águas abaixo da terra. 1 reis:6,23-35 e 7,29).Também há os animais que foram feitos não considerados deuses.Ex: O bezerro de ouro era uma imagem,mas considerado um deus,já a imagem do boi e do leão em 1 reis no templo eram imagens,isto é,ícones para  enfeitar o templo,não considerados deuses,as imagens católicas são enfeites para o nosso templo e não deuses.

imagem da serpente de bronze feito por Moisés para curar os mordidos pelas serpentes venenosas.
(vejam a diferença entre ícone e ídolo nas postagens mais antigas)

domingo, 19 de maio de 2013

católicos vs protestantes

acusações dos crentes contra a igreja católica

A  religião católica tem por estudo a teologia e a filosofia, com base nesses estudos a igreja revela para nós significados bíblicos de alguns livros sagrados,alguns se dá como uma leitura simbólica e misteriosa ,como por exemplo o livro de apocalipse(revelação) escrito por São João.No mundo existe diversos credos cristãos como protestantes,adventistas,evangélicos ,testemunhas de jeová,etc.Para algumas dessas denominações a igreja católica é considerada a grande ''babilônia'',considerado-a uma religião falsa,peço aos nossos irmãos crentes que nos respeitem e tenham um pouco de reflexão e intendimento,acusão uma igreja sem mesmo conhece-la e por isso muitas vezes acham que estão certos do que são e estão. Essas igrejas acusão os católicos de várias coisas sem teologia. Deus não é só de uma religião,pelo contrário porque toda igreja tem a sua verdade que é sem dúvida jesus,alguns desses crentes só pensam em discutir com os católicos por causa de imagens,de maria,dos irmãos de jesus(vêr próximas postagens abaixo).Mas jesus está em qual igreja cristã?em todas é claro,porém, cristo sempre permanece na igreja católica,pois as outras igrejas não tem o corpo místico de jesus,sendo assim tendo o corpo de jesus,ele está sempre na nossa querida igreja católica apostólica romana,onde está exposto no santíssimo sacramento da nova e eterna aliança. Alguns crentes afirmam em dizer que os próximos profetas são os que estão na sua igreja,porém vos digo que Deus infinito não escolhe apenas uma religião cristã para serem profetas.''Ah  mais é que na igreja católica tem  padres que abusão de coroinhas!''Meus amigos nenhuma igreja seja ela qual for não é culpada ou responsável por atos pecadores de falsos padres ou falsos pastores,no entanto,não quer dizer que não exista pastores também sem vergonhas. Um verdadeiro católico e um verdadeiro protestante não se abala com palavras ou por pessoas dentro da igreja,pessoas assim são consideradas piegas,isto é,pessoas que são fora do verdadeiro conhecimento e estudo daquela religião e por fim das contas no final estão todos sendo ''macacos''entram em uma religião e noutra. Somos todos cristãos,um só rebanho pra que brigar?temos o nosso conhecimento,se importe mesmo só em salvar a sua vida e deixa a religião dos outros em paz. Não é preciso aceitar Jesus em outra religião,você pode aceitar jesus onde você esta. Alguns esquecem de falar de Deus para protestar contar os católicos, isso é sem dúvida suberba humana. Não somos de Maria,não somos dos santos,somos de cristo,os santos com maria não querem serem adorados pois são servos de cristo como nós. Os protestantes devem parar para refletir,estudar sobre a doutrina católica,burro que diz que era católico roxo e passou a ser de outra igreja,porque não conheceu a igreja católica verdadeiramente. Foi o que aconteceu,cada pessoa queria ter um pensamento sobre a bíblia,uns fundavam outras denominações por não se sentir bem naquela onde ele viveu ou não se deu bem.Por conta disso muitas religiões cristãs surgiram querendo muitas delas protestar contra outras da mesma denominação,estranho esse jeito de fundar placas de igrejas.A religião não salva,ele é apenas uma seta como já foi dito aqui,mas,sem dúvida a igreja católica está no topo de todas as outras sendo a única igreja una,santa e que está mais próxima de Deus,isso não quer dizer que as outras não a levam,pois todas elas levam ao mesmo pai,mas os protestantes devem pensar e ouvir a resposta de um católico pois muitos deles não querem escultar e nem entender.Já houve vários casos de discursões de católicos e protestantes,vamos parar com isso,se um protestante vier lhe ofender dizendo que você é idolatra,adora os santos ,etc,faça o silêncio de maria,vamos calar os tolos com as nossas respostas,eles não são Deus para saber de nosso coração se adoramos jesus ou não.Somos de cristo e isso é a verdade.
           ‘’ O  silencio é a única resposta que devemos dar aos tolos. Porque onde a ignorancia fala,a ainteligência não da palpites’’

sábado, 18 de maio de 2013

Carta respostas de padre zezinho ao um jovem protestante



No pequeno trecho da carta de paulo sousa ao padre Zezinho:
‘’Eu,evangélico,ex-católico.
Maria não pode nada.Menos ainda as imagens dela que vocês adoram.Sua igreja continua idolatra,já fui católico e hoje sou feliz porque só creio em jesus,você com as suas canções, é o maior propagador  da idolatria mariana.
Converta-se enquanto é tempo.senão vai para o inferno,com suas canções idolatras...’’
Paulo sousa,são paulo-sp
Resposta de padre zezinho: uma lição de sabedoria...
Sua carta chega a ser cruel.Em quatro páginas você consegui mostrar o que um evangélico não pode ser.seus irmãos mais instruídos na fé sentiriam vergonha de ler o que você disse contra nós católicos e contra maria.o irônico de tudo isso é que,enquanto você vai pra lá agredindo a mãe de jesus e diminuindo o papel dela no cristianismo,um número enorme de evangélicos,fala dela,hoje, com maior carinho e começa a compreender a devoção dos católicos por ela.
Você pegou o bonde atrasado e na hora errada e deve ter ouvido os pastores errados,porque entre os evangélicos como entre nós católicos maria é vista como a primeira cristã, é a figura mais expressiva da evangelização depois de jesus.E eles sabem da presença firme e fiel de maria ao lado do filho divino.
Evangélico hoje,meu caro,é alguém que pautou sua vida pelos os evangelhos,e por ser um bom evangélico,não é preciso agredir nem aos católicos e nem a mãe de Jesus.Você é mais antimariano do que cristão ou evangélico.Seu negocio e agredir maria e os católicos,nem os bons evangélicos querem gente como você no meio deles.
Quanto ao que você afirma, que nos adoramos maria,sinto pena de você. Enquanto católico segundo você afirma,já não sabia quase nada,agora depois de ser evangélico parece que sabe menos ainda de jesus,de bíblia e de Deus e do reino dos céus.
Esta confundindo culto de veneração com culto de adoração,esta caluniando quem tem as imagens de maria em casa ao acusa-los de idolatras.Ora, paulo,há milhares de católicos que usam as imagens e sinais do catolicismo de maneira serena e inteligente e você enquanto católico usava errado,teria de aprender.Ao invés disso foi para outra igreja aprender a decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno.Tornou-se juiz da fé dos outros.... de católico tornou-se evangélico,pregador de sua igreja, e já se coloca como a quarta pessoas da santíssima trindade, porque está decidindo quem vai para o céu e quem vai para o inferno.Mais uns dois anos,talvez dê um golpe de estado no céu e se torne a primeira pessoa da santíssima trindade.Então talvez,mande Deus avisar quem vai pôr no céu e no inferno....Desejo de todo o meu coração que você encontre bons pastores evangélicos.Há muitíssimos homens de Deus nas igrejas evangélicas que ensinarão a você a ser um bom cristão e como a respeitar a religião dos outros.Isso parece que você perdeu quando deixou de ser católico.Era um direito que você tinha: procurar sua paz.Mas parece que não a encontrou ainda,a julgar pela agressividade de suas palavras.Quanto a maria, nenhum problema:é excelente caminho para jesus,porque quem esta perto de maria,nunca esta longe de jesus.Ela nunca se afastou,tire isso por você mesmo... De jesus ela entende mais do que você...Ela já está no céu e você ainda esta aqui apontando o dedo contra os outros e decidindo quem vai ou quem não vai para lá.
Grato por sua carta.mostrou-me porque devo lutar compreensão entre as igrejas.
É por causa de gente como você. 
(padre zezinho)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Papa é a besta fera?

Acusação protestante postada no facebook
Já houve uma acusação protestante afirmando que o Papa bento era a penúltima besta do apocalipse porque durou pouco tempo e que o próximo seria a besta(hoje para eles o Papa francisco) mas, vejam aqui a verdade!acusações estas que são totalmente inúteis quando um verdadeiro católico sabe que o seu líder não é a ''besta fera'' do apocalipse.Veja a explicação abaixo:
esta é a verdade sobre o nosso santo Papa

É  agora provavel que o nosso Papa não é a besta fera considerada pelos protestantes,  a bíblia exige que a Besta seja um homem, e não um cargo( de chefes da igreja católica) ocupada até agora por 266 Papas.A besta poderia ser um dos reis da França por nome ''Luis''(ou qualquer outro Luis)que se escreve em Latim: Ludovicus, e que na contagem latina dá a soma 666: ou ainda poderia ser uma mulher como  a doutora adventista Ellen Gould White.Mas falar dessas pessoas não interessa aos nossos acusadores.
                         (veja mais sobre o Papa nas postagens antigas e sobre a besta fera)

domingo, 5 de maio de 2013

Devo saber das doutrinas da igreja para ser um bom católico?


As dúvidas são parte integrante da caminhada na fé, mas não são um impedimento. O componente doutrinal da fé muda constantemente na nossa existência. O essencial para a fé é continuar confiando em Deus, de maneira que sejamos capazes de perdoar fiando-nos d'Ele, e amar de um novo jeito, pensar de um novo jeito.

As dúvidas fazem parte necessária do caminho de fé, mas não são um impedimento para o exercício da fé. De fato, a fé primeiramente consiste em entregar-se "total e livremente a Deus, oferecendo-lhe o obséquio pleno da inteligência e da vontade", como afirma o Concílio Vaticano II na Constituição sobre a Revelação (Dei Verbum, 5).

Essencial para a fé é continuar confiando em Deus em todas as situações da existência, de modo a chegar a pensar de maneira nova, amar de maneira nova, perdoar fiando-nos d'Ele etc.

Os modelos bíblicos da fé não se distinguem tanto pelo conhecimento da verdade, e sim pela obediência a Deus; caracterizam-se pela escuta confiante da Palavra de Deus e pelo cumprimento da sua vontade. Assim, de Abraão se diz que "partiu sem saber para onde ia" (Heb 11, 8) e, de Maria, Lucas afirma que ela não conseguia compreender as palavras do seu Filho, mas "conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração" (cf. Lc 2, 50s); ela estava sempre pronta para repetir: "Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38).

O componente doutrinal da fé é necessário porque não podemos agir sem pensar, mas o nosso raciocínio segue a experiência e é sempre mediado por padrões culturais que podem mudar radicalmente com a idade, com novas descobertas científicas e com as experiências acumuladas ao longo do caminho.

Nenhum de nós, por exemplo, mantém como adulto a imagem de Deus que teve quando era criança, adolescente ou jovem. Para adquirir uma nova imagem, tivemos necessariamente de colocar em dúvida a imagem anterior e, em seguida, substituí-la.

Não apenas como doutrina, mas também como atitude vital, a fé é um processo pessoal e histórico que requer ajustes contínuos. Não se pode, portanto, pensar que dinâmicas significativas em um determinado período da própria existência ou da história mantêm a sua validade para sempre.

Finalmente, a doutrina da fé não tem como objeto o conhecimento da realidade de Deus, e sim a certeza vital de um Deus conhecido como desconhecido. O caminho da fé deve se desenvolver na convicção de que o nosso modo de interpretar a existência humana e o mistério de Deus é sempre inadequado e imperfeito. Sendo assim a nossa visão de mundo sempre entrará em crise, será atravessada por dúvidas para ser atualizada.

Portanto, é possível testemunhar a própria experiência de fé ainda quando existem dúvidas sobre o conteúdo da doutrina que a exprime. A única coisa que nunca deve faltar é o amor, exercido em todas as situações, na certeza de que "nenhuma criatura poderá separar-nos do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8, 39).

domingo, 28 de abril de 2013

ÍCONE E ÍDOLO,QUAL A DIFERENÇA?

ídolo pagão da índia. 
Nós católicos somos acusados de idolatras,acusações estas que muitas vezes nos saimos com raiva nessas situações.Porém, é muito bom esclarecer novamente aos nossos irmãos  que existe uma diferença entre ídolo e ícone,ambas são imagens,mas,totalmente diferentes.
Ídolo - (do grego eidolon e do latim idolu) é uma imagem ou figura que simboliza uma divindade e que se adora.
Ícone - (do grego eikon, onos, pelo latimicone) designa, na Igreja Católica (especialmente na Rússia e Grécia), as imagens tidas como sagradas. Para nós, porém, denota algo ou alguém que pode representar, um elemento representativo, um símbolo. Exemplo: Lutero é o ícone do protestantismo.Um ícone é representado como uma foto de um herói cristão ou parentes queridos.quando levantamos o santo no ambão estamos venerando,prestando memória,elas são figuras representativas como a serpente de bronze que é prefigurativa de Jesus cruscificado,essas são imagens não deuses como as imagens cristãs do catolicismo e da bíblia(Ex:25,18-20),(Num:21,8-9),(1 Reis:6,23-35, e 7,29).Idolos são imagens de deuses  pagãos,  deuses estrangeiros,os pagãos adoravam seus deuses acima do próprio Deus(Ex:34,14),(ex:34,17),como também o bezerro de ouro denominado um deus, e deuses de madeira(Isaias:44,15-17),etc.Padre Quevedo diz:''quando agente beija a fotografia da noiva não estamos beijando o papel,esta manifestando amor ao que o papel representa.''Essa é a falsa acusação:''os católicos adoram as imagens!'' acusação verdadeira:''Os católicos veneram as imagens!''(fazem memória,respeitam,etc).Agora, se alguém acha que Deus proíbe fazer todo  e qualquer tipo de figura,então pegue as suas fotos e junto com elas sua identidade e rasgue.
          
ícone de Nossa senhora
 (obs:Você poderá saber mais sobre adoração e veneração na outra postagem abaixo e também sobre as imagens do catolicismo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

QUEM FUNDOU A SUA IGREJA?


PERGUNTA: São todas as Igrejas cristãs iguais e fundadas por Cristo?
RESPOSTA: Não! Somente uma Igreja foi fundada por Cristo e confiada a Pedro e seu legítimos sucessores ¾ os Papas ( como já foi provado neste livrinho, na base da Bíblia ). Por isso ela, desde os primeiros séculos, foi chamada Igreja Católica ¾ que dizer UNIVERSAL ¾ para todos.
Todas as igrejas ou seitas cristãs têm seu fundador e a data de sua origem. Eis as datas de algumas delas:
Protestantes- Luteranos: Fundados por Martinho Lutero ( 1484 -1546) na Alemanha ¾ sacerdote agostiniano - que depois se casou com uma ex-freira.
Batistas: Por John Smith, clérigo anglicano, na Inglaterra e Holanda, no Século XVII. No Brasil desde 1871.
Presbiterianos: Por John Knox, sacerdote católico, contagiado pela doutrina de Lutero e Calvino, Na Escócia, em 1560.
Congregacionistas: Por Robert Brawne, clérigo anglicano, na Inglaterra em 1600.
Metodistas: Por John Wesley, na Inglaterra, em 1727.
Anglicanos Episcopais: Pelo rei da Inglaterra, Henrique VIII, em 1534, pelo "Ato de supremacia Régia". Obcecado pela paixão, casou-se 8 vezes, mandando executar algumas de suas ex-esposas.
Adventistas: Por Willian Miller ¾ Estados Unidos, em 1831. Agricultor, sem estudos, predisse algumas vezes o fim do mundo, sem efeito!
Testemunhas de Jeová: Por Charles Taze Russel, Estados Unidos, em 1874. No Canadá, em pleno Tribunal jurou conhecer a língua grega. Sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi convencido de perjúrio. Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-se de adultério com duas mulheres, e de maus tratos.
Igreja Apostólica: por Eurico Matos Coutinho, que chama a si mesmo de "bispo". Morava em São Paulo, Brasil.
Pentecostais e Assembléia de Deus: Por pastores de cerca de 100 congregações diferentes do Estados Unidos em 1914.
Evangelho Quadrangular: É um ramo de Pentecostalismo, iniciado por Harold Williams, nos Estados Unidos , e promovido no Brasil desde 1940.
Congregação Cristã no Brasil: Por Luís Francescou, em 1910, em Platina- Paraná, Brasil. Depois estabeleceu-se entre os migrantes italianos em São Paulo.
Mormons ou Igreja dos Santos dos Últimos Dias: Fundação fantástica de José Smith, em 1830, nos Estados Unidos.
Observação: Aos que desejarem aprofundar a maioria das questões acima recomendo o livrinho de Pe. Estevão Bettencourt, O.S.B., "15 Questões de Fé" ¾ Editora Santuário, Cx. P.4 ¾ 1 2.570- Aparecida - SP.
Toda igreja que se diz cristã,leva ao mesmo Deus,e se leva pra que falar de outra igreja?se somos um só rebanho?
Adicionar legenda

INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA.


OBJEÇÃO: Os profetas proclamam a plena liberdade individual na interpretação da Bíblia. Por que a Igreja Católica não a permite?
RESPOSTA: a) O triste resultado da livre interpretação da Bíblia pelos protestantes é a divisão em milhares e milhares de seitas, contrária à vontade e oração de Jesus na Última Ceia: ( Jo 17,20-21 ) "Não rogo só por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam uma só coisa, assim como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti; também eles sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste".
Outro lastimável efeito nestas seitas é a negação de alguns sacramentos e de muitas verdades importantes, contra a expressa ordem de Cristo: ( Mt 28,19-20) "Ide, pois, ensinar todos os povos.. ensinando-se a observar tudo o que vos mandei".
A Igreja Católica zelava sempre para permanecer fiel e obediente à vontade de Cristo. Por isso, apesar de tantos séculos, tantas raças e línguas, guarda firmemente a unidade e toda doutrina e todos os sacramentos recebidos de Jesus. Por isso já S. Paulo a chamava "Coluna e fundamento da verdade: ( I Tm 3,14-15 ). "Escrevo-te para que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade".
O mesmo S. Paulo, zelando pela fidelidade doutrinal, exorta o bispo de Creta: ( Tt 1,5-9 ) "... É preciso que o bispo seja... aderindo firmemente à palavra fiel... para que possa exortar a sã doutrina e relutar os que a contradizem".
b) Alguns protestantes argumentam em favor da livre interpretação da Bíblia com as palavras de S. Paulo ( II Tim 3,14-17 ): "Desde a infância você conhece as escrituras...Toda a Escritura divinamente inspirada é util para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a obra boa". Pois bem; claro mas a obra boa por excelência, recomendada por Jesus e igualmente por S. Paulo, repetidas vezes, é a união de todos os cristão na mesma Igreja ¾ O Corpo místico de Cristo, na mesma fé, na mesma doutrina e tradição apostólica. Pelo contrário, as divisões e seitas são a pior obra, nascida por uso leviano e lamentável abuso da Bíblia.
Escutemos, ainda, as claras advertências bíblicas da carta de S. Pedro: ( II Pd 1,20) "Sabei, porém antes de tudo, que toda profecia contida Escritura não será sujeita à interpretação particular ". E mais para frente ele escreve: (II Pd 3,16 ) "Nas quais ( cartas de S. Paulo) há algumas coisas difíceis, que os indoutos e inconstantes adulteram, como fazem com outras escrituras, para sua própria perdição".
c) Comparação com a vida social organizada. Cada um de nós pode comprar livros medicinais, à vontade, e estudá-los. Mas somente os que estudaram a medicina na universidade e foram aprovados e diplomados como médicos, são autorizados a dar consultas e receitas, ou fazer operações nos hospitais. E ninguém de nós arriscaria submeter-se à operação do coração, por um "curioso" autônomo.
As mesmas regras valem na pilotagem dos aviões e navios. Todos podem ler os livros de engenharia e pilotagem: somente os pilotos aprovados e diplomados ficam autorizados a conduzí-los.
O mesmo vale na sociedade religiosa, organizada por Cristo, na sua Igreja: Todos são convidados a escutar a voz da consciência e a ler e meditar as Sagradas Escrituras. Porém em coisas mais importantes difíceis e duvidosas, Jesus deixou-nos os "médicos" e "pilotos" por Ele mesmo instruídos e autorizados para curar e guiar as nossas almas na difícil passagem para o porto da eternidade. Eles são os Apóstolos e seus sucessores, os papas e bispos católicos. Só eles têm a promessa de Cristo, de serem introduzidos pelo Espírito Santo em toda a verdade. ( Jo 16,13 ). Daí a garantia de Jesus: "quem vos ouve, a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou". ( Lc 10, 16).
                   (extraido do livro ''acusações dos crentes contra a igreja católica)
Por conta desta má interpretação,muitas pessoas queriam ter seu próprio pensamento bíblico fazendo com que, existissem várias religiões cristãs,umas brigando para ser a mais certa que as outras.

domingo, 21 de abril de 2013

DIFERENÇA ENTRE ADORAÇÃO E VENERAÇÃO


Nós, católicos, somos comumente acusados de adorar imagens e santos, e de sermos idólatras, entre outros. Não sei quanto a você, mas, quantas vezes, eu já me vi em situações embaraçosas com irmãos de outras denominações religiosas no que diz respeito a esse assunto. E quando não conhecemos a doutrina de nossa Igreja, é muito comum sairmos dessas situações com raiva, frustrados, ou coisa parecida.
Na verdade, nós precisamos aprender mais sobre a nossa fé. Precisamos aprender aquilo que professamos. O católico não adora imagens. O católico venera os santos. Existe uma diferença entre adoração e veneração.
Adorar = Prestar culto a...
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o “sacrifício incruento”, ou seja, sem derramamento de sangue.Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os... Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais.
Percebe a diferença?
Então quando alguém, – que não conhece o real sentido da adoração –, vê um católico venerando um santo, acaba o acusando de fazer algo a uma criatura que, segundo ele, só caberia ao Criador. Isso acontece porque eles não vivem a real dimensão da adoração.Mas e as imagens?
No século I, não existia máquina fotográfica. Mas as pessoas gostavam de se recordar dos entes queridos.. Nós, católicos, em particular, o fazemos para prestar memória àqueles homens e mulheres que viveram a radicalidade da fé: os santos. Uma fé cheia de virtudes e, muitas vezes, de martírio. Fé esta que gerou neles a santidade.Se não podemos ter essas imagens, tampouco podemos ter fotografias de pessoas que já se foram. Duvido muito que aqueles que nos acusam de idolatria joguem fora as fotos e lembranças de pessoas queridas. Assim como duvido que eles esqueçam das virtudes dos seus...
Nós, católicos, em especial, temos e devemos ter, sem medo, imagens dos santos e das santas de Deus em nossas casas. É importante reverenciá-los, lembrando das virtudes e do amor deles por Jesus Cristo, e pedindo-lhes a intercessão junto a Deus. Afinal, eles estão no céu. Fazem parte do corpo místico da Igreja. E se você não crê na intercessão, meu amigo, não peça que ninguém reze por você.
Adorar: somente a Deus. Prestar culto: somente a Deus.
Mas venerar? Venere, sem medo, a todos os santos e santas de Deus.
E se alguém, um dia, vier acusá-lo de idolatria ou coisa semelhante, não esquente a cabeça. Fique em paz. E lembre-se de que apenas os que participam do santo sacrifício da santa Missa é que fazem a verdadeira adoração.
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum
''o silêncio é a unica resposta que devemos dar aos tolos,porque onde a ignorância fala,a inteligência não da palpites.''