Objeção 1: 25 de dezembro foi escolhido para
substituir o festival pagão romano da Saturnália. A Saturnália era um festival
de inverno popular e assim a Igreja Católica prudentemente a substituiu com o
Natal em seu lugar.
Resposta à 1: A Saturnalia comemorava o solstício de inverno. No entanto, o solstício de inverno caía em 22 de dezembro! É verdade que as
celebrações da Saturnália começaram já em 17 de dezembro e se estendiam até 23
de dezembro. Ainda assim, as datas não coincidem.
Objeção 2: 25 de dezembro foi escolhido para
substituir o feriado pagão romano Natalis Solis Invicti (“Aniversário do Sol Invicto”).
Resposta à 2: Vamos começar com o culto do Sol Invicto. O imperador Aureliano
introduziu o culto do Sol Invictus (“Sol Invicto”) em Roma no ano de 274.
Aureliano encontrou tração política com esse culto, porque o seu próprio nome
“Aureliano” deriva da palavra latina aurora denotando “nascer do sol”. Moedas revelam que o Imperador Aureliano
chamou a si mesmo de Solis Pontifex ou “Pontífice do sol”. Assim, Aureliano simplesmente acomodou um culto
genérico solar e identificou com o seu nome no final do terceiro século.
O mais importante é notar
que não há registro histórico para uma celebração do Sol Invictus em 25 de dezembro antes de
354 d.C.. Mesmo no ano de 354, a data é simplesmente designada como “Invictus”,
sem menção de um aniversário. A data somente se tornou o “Aniversário do sol
Invicto” (tambores, por :favor) no reinado do imperador Juliano, o Apóstata, que tinha sido um cristão, mas que apostatou e voltou ao paganismo
romano. A história revela que ele era um ex-imperador cristão (que odiava a
Cristo) que erigiu um feriado pagão em 25 de dezembro. Pense nisso por um
momento.
Por que tudo isso importa? Isso significa que o sol Invicto não foi uma
divindade popular no Império Romano. Isto implica que os plebeus romanos não
precisam se preocupar com este feriado antigo. Além disso, a tradição de uma
festa de 25 de dezembro não encontra um lugar no calendário romano até
depois da cristianização de Roma. O feriado do “Aniversário do sol
Invicto” foi pouco tradicional e pouco popular. A Saturnália (mencionados
acima) era muito mais popular, tradicional e divertida. Parece, na verdade, que
Juliano tinha tentado introduzir um feriado pagão, a fim de substituir a um
cristão!
Objeção 3: Cristo não poderia ter nascido em
dezembro, já que São Lucas descreve os pastores trazendo os rebanhos nos campos
vizinhos de Belém. Pastores não pastoreiam durante o inverno. Assim, Cristo não
nasceu no inverno.
Resposta à Objeção 3: Esta objeção é a pior objeção de todas. Lembre-se de que a Palestina não
é a Inglaterra, Rússia, ou Alasca. Belém tem uma latitude de 31.7. Minha cidade
de Dallas, Texas tem a latitude de 32,8 e ainda é bastante confortável em
dezembro. Como o grande Cornelius Lapide observou durante sua vida, pode-se
ainda ver pastores e ovelhas nos campos da Itália durante final de dezembro … e
Itália é geograficamente ao norte de Belém.
Agora vamos passar para estabelecer o aniversário de Cristo segundo as
Sagradas Escriturasem duas etapas: Primeiro Passo: determinar o nascimento de João
Batista.
Podemos descobrir que Cristo nasceu no final de dezembro, observando primeiro o
momento do ano em que São Lucas descreve São Zacarias, no templo. Isto dá-nos a
data de concepção aproximada de São João Batista. De lá, pode seguir a
cronologia que São Lucas nos dá e que nos leva bem no final de dezembro.
São Lucas relata que Zacarias serviu no “turno de Abias” (Lc 1,5) que os
registros bíblicos como o oitavo turno entre os turnos de 24 sacerdotes (ver
Neemias 12,17), a qual depois foi conhecida como a “divisão de Abias”. (1Cr
24,3-10; Lu 1,5) De modo que se disse que o sacerdote Zacarias, pai de João, o
Batizador, era “da divisão de Abias”. Cada turno serviu uma semana no templo
por duas vezes a cada ano. O turno de Abias serviu durante a oitava semana e a
trigésima segunda no ciclo anual*. No entanto, quando é que o ciclo de turnos
começava?
Ao consultar a pesquisa acadêmica de Friedlieb (Leben J. Christi des
Erlösers, Münster, 1887, p. 312), descobrimos que o primeiro turno sacerdotal
de Jojarib já existia durante a destruição de Jerusalém no dia 9 do mês judaico
de Av. Assim, o turno sacerdotal de Jojarib já estava atuante durante a segunda
semana de Av. Isso significa que, sem dúvida, o turno sacerdotal de Abias (o
turno de São Zacarias) estava servindo durante a segunda semana do mês judaico
de Tishrei – na semana do Dia da Expiação, o dia 10 de Tishri. Em nosso
calendário, o Dia da Expiação cai em 10 Tishri em qualquer lugar a partir de 22
setembro – 8 outubro.
Zacarias e Isabel conceberam João Batista logo após Zacarias servir o
seu turno. Isto implica que São João Batista teria sido concebido em algum
lugar ao redor do final de setembro, colocando o nascimento de João, no final
de junho, confirmando celebração da Igreja Católica da Natividade de São João
Batista em 24 de junho. O Proto-evangelho de Tiago, do segundo século, também
confirma uma concepção final de setembro de Batista já que o trabalho descreve
São Zacarias como Sumo Sacerdote e entrando no Santo dos Santos, não apenas o
lugar santo do altar do incenso. Este é um erro fatual, porque Zacarias não era
o sumo sacerdote, mas um dos principais sacerdotes. ** Ainda assim, o Proto-evangelho descreve Zacarias como sumo sacerdote e isto o associa com o Dia da
Expiação, que recai no décimo dia do mês hebraico de Tishrei (aproximadamente o
fim da nosso setembro). Imediatamente após esta entrada no templo e a mensagem
do anjo Gabriel, Zacarias e Isabel conceberam João Batista. Contando 40 semanas
depois da gestação, isso coloca o nascimento de João Batista no final de junho,
mais uma vez correspondente à data Católica para a Natividade de São João
Batista em 24 de junho.
Segundo passo: determinar o aniversário de Cristo
O resto da datação é bastante simples. Lemos que logo após a Imaculada Virgem Maria conceber Cristo, ela foi visitar sua prima Isabel que estava grávida de seis meses com João Batista. Isso significa que João Batista era seis meses mais velho que o nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 1,24-27, 36). Adicione seis meses a 24 de junho e temos 24-25 dezembro como o aniversário de Cristo. Subtraia nove meses entre 25 de dezembro e revela-se que a anunciação foi em 25 de março. Todas as datas coincidem perfeitamente.
O resto da datação é bastante simples. Lemos que logo após a Imaculada Virgem Maria conceber Cristo, ela foi visitar sua prima Isabel que estava grávida de seis meses com João Batista. Isso significa que João Batista era seis meses mais velho que o nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 1,24-27, 36). Adicione seis meses a 24 de junho e temos 24-25 dezembro como o aniversário de Cristo. Subtraia nove meses entre 25 de dezembro e revela-se que a anunciação foi em 25 de março. Todas as datas coincidem perfeitamente.
Então, se João Batista foi concebido logo após o Dia da Expiação
judaico, então as datas tradicionais católicas estão essencialmente corretas. O
nascimento de Cristo foi perto de ou em 25 de dezembro.
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O nascimento de cristo,o natal é o dia especial para todos pois nasce a salvação da humanidade,o maior ato neste dia é fazer a caridade,ajudar o próximo,amar como a sí mesmo. |
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